Passeios com guia e em autonomia em Portugal

13 Dias | 12 Noites
2/5 Fácil a moderado
493 Km

Do Porto a Lisboa em bicicleta

A costa verde e a costa de prata



Este passeio junta os dois percursos da costa de prata, partindo do Porto e acabando somente em Lisboa, num passeio maravilhoso que junta as duas principais cidades de Portugal.

Se quiser diminuir este percurso, contacte-nos e solicite um orçamento.


Descrição do Percurso:

  • A primeira metade do percurso é plana, enquanto que a segunda metade tem pequenas subidas inclinadas.
  • 60 % de ciclovia, 30 % estradas secundárias asfaltas e com pouco tráfego, 10 % caminhos em terra junto ao oceano.


Itinerário:


Dia 1 - Recepção no Porto

Dia 2 - Porto - Furadouro ( 47 Km)

Dia 3 - Furadouro - Aveiro ( 45 KM)

Dia 4 - Aveiro - Praia de Mira (40 Km)

Dia 5 - Praia de Mira - Figueira da Foz ( 50 Km)

Dia 6 - Figueira da Foz – São Pedro de Moel (65 KM)

Dia 7: -São Pedro de Moel – Nazaré (29 Km)

Dia 8 - Nazaré – Óbidos (47 Km)

Dia 9 - Óbidos – Peniche (35 Km)

Dia 10 -Peniche – Ericeira (68 Km)

Dia 11 -Ericeira – Sintra (27 Km)

Dia 12 -Sintra – Cascais (40 Km)

Dia 13 - Partida de Lisboa

porto to lisbon cyling map

Itinerário reduzido

KM: 308 Km


Dia 1 - Porto reception

Dia 2 - Porto - Furadouro ( 47 Km)

Dia 3 - Furadouro - Aveiro ( 45 KM)

Dia 4 - Aveiro - Figueira da Foz ( 75 Km)

Dia 5 - Figueira da Foz – São Pedro de Moel (65 KM)

Dia 6: -São Pedro de Moel – Óbidos (76 Km)

Dia 7 - Trasnfer to lisbon or Porto

From 1480
Name*
Country
Email Address*
Where did you find us?
Tour Type
Person
Your Enquiry*
1
Day 1 - Porto reception
2
Dia 1 - Recepção no Porto
A saída do Porto faz-se por uma das pontes mais famosas de Portugal, a Ponte Don Luís, entrando assim na cidade de Vila Nova de Gaia. A origem desta cidade remonta a um castro celta, posteriormente integrada no Império Romano. Aqui pode-se visitar as mundialmente famosas adegas de vinho do Porto. Já em Miramar poderá observar a capela do Senhor da Pedra. Neste monumento, construído no topo de uma rocha situada na costa do oceano Atlântico, desfruta-se de vistas incríveis para o mar e para a praia de areia branca que se estende em frente. Há hora de almoço pode-se provar o verdadeiro gosto do mar, com o famoso peixe fresco de Espinho. Passando por Ovar, não se pode deixar de provar o conhecido pão-de-ló! Em Portugal fazer pão é uma parte integrante da cultura Portuguesa, assim como o é a produção de vinho, queijo e pastelaria. Terá também a oportunidade de ver a famosa Capela dos Passos, classificada como Monumento de Interesse Nacional e ainda diversos exemplos de azulejos típicos portugueses, não só nas fachadas de edifícios públicos, como também em casas de propriedade privada.
3
Dia 3 - Furadouro - Aveiro ( 45 KM)
Seguindo pela costa em direcção ao sul, percorrerá uma estrada secundária durante grande parte do dia, atravessando várias aldeias de pescadores, incluindo a Torreira, possuidora de uma longa e fantástica praia. Atravessará ainda a famosa reserva natural das Dunas de São Jacinto, uma tranquila reserva natural de 6,7 quilómetros quadrados, equipada com trilhos e áreas de observação de pássaros. O esticão final será iniciado via ferry boat, atravessando a ria, para finalmente realizar os quilómetros finais até Aveiro. Aqui pode-se visitar o Mosteiro de Jesus, observar os azulejos da estação de comboio e fazer um passeio de barco pela Ria de Aveiro.
4
Dia 4 - Aveiro - Praia de Mira (40 Km)
Neste dia a rota leva-o a Ílhavo, localidade da empresa Vista Alegre, onde se fabrica porcelana portuguesa, fundada em 1815. Pode-se apreciar a fantástica paisagem da famosa Costa Nova do Prado, onde as praias se interligam com o ambiente rural, criando um ambiente único.
5
Dia 5 - Praia de Mira - Figueira da Foz ( 50 Km)
A pouco conhecida e bela Lagoa da Barrinha é o foco deste dia. A paisagem progride desde a beira-do-mar e da grande extensão de dunas de areia, até à lagoa e às florestas aromáticas de pinho. A Rainha da Costa de Prata, Figueira da Foz, é o destino do dia. É aqui que o belo Rio Mondego se junta ao Oceano.
6
Dia 6 - Figueira da Foz – São Pedro de Moel (65 KM)
Esta aventura de bicicleta começa ao lado do Oceano Atlântico na Figueira da Foz, uma cidade no centro de Portugal, localizada no distrito de Coimbra. A cidade é um centro industrial importante no que à produção de polpa de madeira, papel e vidro diz respeito. A Figueira da Foz tem ainda um papel no desenvolvimento da construção naval e indústrias de peixe. De seguida partirá à descoberta de Pedrogão, uma pequena aldeia com uma extensão de praia de 1400m e onde os seus habitantes, com forte ligação à agricultura e pesca, foram criando o legado da Arte da Xávega. Por fim irá pedalar até São Pedro de Moel que se ergue cercada por extensas áreas de pinhais e, que por isso, oferece vários pontos de lazer e de comunhão com a natureza. Destaca-se a famosa "Volta dos Sete": um percurso de aproximadamente 7 km, que combina mar, bosques e praia, a pureza das floresta, parques, fontes e riachos. Um ponto de atracção turística é a sua gastronomia única e vincada, como a sopa "Vidreiro", a sopa de bacalhau e o ensopado de coelho.
7
Dia 7: São Pedro de Moel – Nazaré (29 Km)
Nazaré, uma cidade à beira-mar única na sua beleza e tranquila na sua paisagem, possui uma vista deslumbrante no topo de um elevado penhasco, cujo o acesso é facilitado por um elevador funicular ou carro. O grande atractivo desta cidade são as ondas e o surf, graças ao "Canhão da Nazaré", um fenómeno submarino geomorfológico que permite a formação de ondas gigantes e perfeitas. Este é, com orgulho dos seus habitantes, o maior desfiladeiro submerso na Europa, com cerca de 170 quilómetros ao longo da costa e com 5000 metros de profundidade. Neste percurso irá pedalar por praias de renome e onde encontrará as maiores ondas da Europa, como a Praia do Norte e a região da Nazaré.
8
Dia 8 - Nazaré – Óbidos (47 Km)
Deixando a Nazaré, a próxima aldeia é Óbidos. Pedale à descoberta desta cidade, considerada um dos assentamentos mais clássicos de paredes de Portugal e onde ficará deslumbrado pelas vistas sobre os moinhos de vento, vinhas e terras agrícolas circundantes. A área residencial da cidade é banhada por estreitas ruas de paralelepípedos que se alinham com casas caiadas de branco suportadas por telhados de terracota. Além de toda esta magia natural, Óbidos tem também um papel activo na construção do seu desenvolvimento e reconhecimento. Neste contexto a cidade organiza dois eventos anuais de grande importância: o primeiro é um tradicional, o "Mercado Medieval", onde o castelo e a cidade circundante recriar o espírito da Europa medieval. O segundo é o Festival do Chocolate um evento que atrai grande interesse de Turistas, visto que nele poderá observar verdadeiras obras de artes nas esculturas de chocolate. Concluindo o dia, pedale até São Martinho do Porto. Esta região constituída pela Serra da Pescaria e pela montanha Bouro, constituiu, em tempos geológicos remotos, uma única ilha. A sua divisão posterior deu origem à baía de São Martinho do Porto. Graças a todo este contexto histórico e à sua beleza natural, foi considerada a melhor praia para ir com a família no guia de 2015 praias de eDreams.
9
Dia 9 - Óbidos – Peniche (35 Km)
RetRegressando à zona costeira em direcção à cidade de Peniche, terá oportunidade para uma paragem de bicicleta na Lagoa de Óbidos, com uma extensão entre os municípios de Óbidos e Caldas da Rainha. É uma barreira natural que separa o Oceano Atlântico e o bioma marinho do ecossistema fluvial de Foz do Arelho formado por dunas laterais. Peniche hoje em dia é conhecida pelas suas longas praias destinadas para actividades recreativas e desportos como o surf, windsurf, bodyboard e kite surf. São também consideradas praias muito ventosas o que origina uma boa reputação ao nível do surf com supertubos. As ilhas das Berlengas, localizadas a acerca de 10 km de distância, ganharam grande distinção e reconhecimento visto que, historicamente, são uma das primeiras reservas naturais do mundo.urning to the coastal area, you will ride towards the city of Peniche. The city was built on a rocky peninsula which is considered by geologists, a unique example of the Toarcian turnover during the worldwide Early Jurassic extinction. Peniche is known for its long beaches, which are popular for recreational activities and sports such as surfing, windsurfing, body boarding and kite surfing. These beaches are consistently windy, which allows for good surfing, with decent waves and supertubes. Berlengas islands, about 10 kilometres (6 mi) offshore from the peninsula, are part of the municipality. They form one of the world's first nature reserves. You will also be able to make a stop at "Lagoa de Óbidos", which is a lagoon that extends between the municipalities of Óbidos and Caldas da Rainha. It is a natural barrier that separate the Atlantic Ocean and marine biome from the river ecosystem of "Foz do Arelho" formed by lateral dunes.
10
Dia 10 -Peniche – Ericeira (68 Km)
Deixando Peniche mas continuando ao longo da costa, o próximo destino é a Ericeira. Esta cidade foi um popular retiro de verão para muitas das famílias de Lisboa nas décadas de 40 e 50 do século XX. Hoje é um destino popular para turistas locais e visitantes, bem como surfistas de todo o mundo, devido às quarenta praias com boas condições. Possui também uma forte ligação com a cultura musical, sendo que desde 1849 que a Filarmónica Cultural Ericeira segue um caminho de sucesso na herança musical desta aldeia, com uma escola musical livre e permanente para todos os que amam este tipo de cultura. A praia de Santa Cruz é o lugar de passagem durante este dia e é um lugar que é propício para uma grande parte de desportos de onda. Todos os anos há o "Ocean Spirit" festival de desportos de onda, onde são realizadas competições internacionais de vários tipos.
11
Dia 11 -Ericeira – Sintra (27 Km)
Pedale para o interior para descobrir a cidade de Sintra. Este lugar é conhecido pelos muitos monumentos arquitectónicos românticos do século XIX que possui, o que resultou na classificação pela UNESCO como Património da Humanidade. Para além das Montanhas de Sintra e do Parque Natural de Sintra-Cascais, as freguesias da cidade de Sintra são locais com retiros reais, propriedades, castelos e outros edifícios, entre os quais o Castelo dos Mouros, o Palácio Nacional da Pena e o Palácio Nacional de Sintra, onde a herança cultural se mantém até aos dias de hoje.
12
Dia 12 -Sintra – Cascais (40 Km)
Pedale até ao oeste de Lisboa e chegará a Cascais, considerado um subúrbio cosmopolita da capital portuguesa e um dos municípios mais ricos de Portugal. A antiga aldeia piscatória ganhou fama com a presença da família real de portuguesa no final do século XIX e início do século XX. Hoje em dia é um local de férias popular para turistas portugueses e estrangeiros. Cascais está rodeada por praias de renome, como a Praia do Guincho, a oeste, e as exuberantes montanhas de Sintra, a norte. Este é também um destino apreciado pelos amantes de golfe, com mais de 10 campos de golfe nas proximidades. O Parque Natural de Sintra - Cascais é um lugar obrigatório a visitar, visto que é um dos 13 Parques Naturais de Portugal e porque o mesmo inclui a Serra de Sintra, montanha que se estende até à costa e o Cabo da Roca, o ponto continental mais ocidental da Europa.
13
Dia 13- Partida de Lisboa
Accommodations W/ Breakfast
Luggage shuttling
Porto Airport Transfers
Trains or Bus Tickets
Van Support
GPS With route per booking
Bike rent
Guide
Mechanical Assistance
11 lunches (5 lunches reduced route)
11 Dinners (5 dinners reduced route)
Personal Accident Insurance
Liability Insurance
6 Nights / 7 Days ( price per person)
12 Nights / 13 Days ( price per person)
July, August and September Prices
Min. Participants
Self Guided bike tour
1480
Accommodations W/ Breakfast
Yes (4 stars, farms or rural houses)
Luggage shuttling
Yes
Porto Airport Transfers
Yes
Trains or Bus Tickets
Yes
Van Support
No
GPS With route per booking
Yes
Bike rent
Yes
Guide
No
Mechanical Assistance
No
11 lunches (5 lunches reduced route)
No
11 Dinners (5 dinners reduced route)
No
Personal Accident Insurance
No
Liability Insurance
No
6 Nights / 7 Days ( price per person)
1.480 €
12 Nights / 13 Days ( price per person)
2.779 €
July, August and September Prices
* 250 € (125 € reduced option)
Min. Participants
2
Guided bike tour
1789
Accommodations W/ Breakfast
Yes (4 stars, farms or rural houses)
Luggage shuttling
Yes
Porto Airport Transfers
Yes
Trains or Bus Tickets
Yes
Van Support
minimum 8 participants
GPS With route per booking
-
Bike rent
Yes
Guide
Yes
Mechanical Assistance
Yes
11 lunches (5 lunches reduced route)
No
11 Dinners (5 dinners reduced route)
No
Personal Accident Insurance
Yes
Liability Insurance
Yes
6 Nights / 7 Days ( price per person)
1.789€
12 Nights / 13 Days ( price per person)
3.589 €
July, August and September Prices
* 250 € (125 € reduced option)
Min. Participants
4
Guided bike tour PLUS*
2360
Accommodations W/ Breakfast
Yes (4 stars, farms or rural houses)
Luggage shuttling
Yes
Porto Airport Transfers
Yes
Trains or Bus Tickets
Yes
Van Support
Yes
GPS With route per booking
-
Bike rent
Yes
Guide
Yes
Mechanical Assistance
Yes
11 lunches (5 lunches reduced route)
Yes
11 Dinners (5 dinners reduced route)
Yes
Personal Accident Insurance
Yes
Liability Insurance
Yes
6 Nights / 7 Days ( price per person)
2.360 €
12 Nights / 13 Days ( price per person)
4.629 €
July, August and September Prices
* 250 € (125 € reduced option)
Min. Participants
4

Observações:

  • Preços baseados para 2 pessoas que partilham o mesmo quarto;
  • Preços podem sofrer alterações devido a alta temporada, feriados ou fins de semana
  • Bebidas não incluídas ao almoço ou jantar quando incluídas no package

Extras

  • Bicicleta Elétrica: 250€
  • Bicicleta Elétrica itinerário reduzido: 175€
  • Suplemento para quarto individual: 589 €
  • Suplemento para quarto individual itinerário reduzido: 329 €
  • Viajante único: 400 €
  • Viajante único itinerário reduzido: 200 €
  • Noites extra: sob consulta

Gallery

@ Top Bike tours portugal 2019 - Terms and conditions - Privacy policy